fbpx

Plinio Nastari

Presidente da DATAGRO

Dr. Nastari detém os graus de M.Sc. e Ph.D. em Economia Agrícola, pela Iowa State University.
Phi Kappa Phi (1983), Gamma Sigma Delta (1983).
Foi professor de Economia da FGV – Fundação Getulio Vargas, em São Paulo, nos cursos de nível de graduação e pós-graduação (MBA, mestrado e doutorado) no período de 1984 a 2001.
Professor no Programa de MBA em Agronegócios estabelecido em conjunto entre ESPM-São Paulo e Université de Nantes, França, desde 2015.
Membro do PAPSAC (Private and Public, Scientific, Academic, and Consumer Food Policy Group), Harvard University, Cambridge, MA, USA, desde 2012.
Ex-Diretor Executivo e Presidente do Conselho da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), no período de 2000-2002, durante a década de 1980 ajudou o desenvolvimento das especificações do etanol que permitiu o seu uso em motores de injeção direta.
Serviu como Membro das Comissões Técnicas do Conselho Interministerial de Açúcar e Álcool (1997-1999), Comissão Nacional de Energia (1984-1986), e Comissão para Reexame da Matriz Energética (1991-93). Assessorou o governo brasileiro em temas de Planejamento Energético (1984-1986 e 1991-1993), desregulamentação da indústria (1997-1999), negociações comerciais (1991-2004), e disputas comerciais.
Representante da Sociedade Civil Especialista em Energia no CNPE, Conselho Nacional de Política Energética, no Governo Federal do Brasil, designado para o período de 2016 a 2018, e reconduzido até 2020.
Com vasta experiência em negociações e disputas comerciais na ITC (International Trade Commission) e na Organização Mundial do Comércio (OMC), Dr. Nastari atuou pelo governo brasileiro como Economista-Chefe nas disputas comerciais envolvendo exportações de etanol para os Estados Unidos (ITC), exportações de açúcar subsidiado da União Europeia, regime comum de importação de bananas na União Europeia, e regime brasileiro para a importação de pneus usados e recauchutados (OMC).
É árbitro da Câmara FGV de Conciliação e Arbitragem, e da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Sociedade Rural Brasileira (SRB), e atuou como Perito em vários casos nestas câmaras, na ICC, a Câmara de Comércio Internacional, de Paris, e na Câmara de Arbitragem Brasil-Canadá.
Autor Principal do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC-AR2), e Consultor de Energia de Biomassa exceto madeira, do Conselho Mundial de Energia.
Co-fundador e membro do Consenso de Biocombustíveis Sustentáveis (Bellagio Consensus), Rockefeller Foundation Bellagio Center, Bellagio, Itália, de 2008, e participante do Fórum Estratégico de Bled, desde 2008, em Bled, na Eslovénia.
Dr. Nastari é membro do Comitê Mundial de Açúcar, na ICE Futures (Intercontinental Exchange), em Nova York, desde 2010, onde são feitas recomendações para melhorias nas regras de contratos e outros assuntos relacionados com o comércio mundial de açúcar.
Membro do Conselho de Infraestrutura da ACSP – Associação Comercial de São Paulo, em São Paulo, desde 2012.
Membro do Scientific Advisory Committee, Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, CTBE-CNPEM, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Governo da República Federativa do Brasil, desde 2018.
Presidente e CEO da Datagro Consultoria Ltda., uma das principais empresas de consultoria independente do mundo especializada em mercados agrícolas, atendendo clientes em 41 países, desde 1984.
Dr. Nastari lidera uma equipe de 97 colaboradores na Datagro, alojados em seis escritórios (Alphaville, São Paulo / Capital, Ribeirão Preto, Santos, Recife e Nova Iorque), assistindo uma série de empresas com análises de mercado, decisões de investimentos em ativos de produção e de logística relacionados com açúcar, etanol e outras atividades agroindustriais, em países das Américas, África, Europa e Ásia.
Desenvolveu os projetos dos terminais de exportação de açúcar TEAG, e de exportação de etanol TEAS. O TEAG foi uma joint venture de um grupo de produtores (Crystalsev) com a Cargill, e o TEAS foi uma joint venture entre produtores. Atuou como presidente do Conselho de Administração do TEAG durante toda a duração da joint venture (2005 a 2012), até que a parceria fosse sucedida pela Louis Dreyfus Commodities (LDC).
Ao longo dos anos, o Dr. Nastari estabeleceu uma cooperação frutuosa entre Datagro e a Organização Internacional do Açúcar (ISO), com a organização conjunta da prestigiada Sugar & Ethanol Conference que antecede o Premio Person of the Year (BrazilCham) e o Sugar Dinner de New York nos últimos onze anos. Foi chairman do 19º Seminário Anual da ISO em Londres. Foi Keynote Speaker do Sugar Dinner de Nova York em 2013.
Organizador do Sugar & Ethanol Summit – Brazil Day, por cinco anos consecutivos, em Londres, em cooperação com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Organizador por 17 anos consecutivos da tradicional Conferência Internacional da Datagro em São Paulo, que precede o Jantar do Sugar Dinner de São Paulo, e do Datagro Ceise Br Conference Fenasucro, em Sertãozinho, SP, a maior feira de equipamentos para açúcar e etanol do mundo.
Organizador do Global Agribusiness Forum (GAF), maior fórum de agronegócios do mundo, em parceria com a Sociedade Rural Brasileira (SRB), ABRAMILHO, ABCZ e Citrus Br, um evento bianual que tem o apoio oficial de mais de 20 países, incluindo EUA, Comissão Europeia, França, Alemanha, Portugal, Italia, Canada, Australia, Nova Zelandia, Cingapura, Israel, Turquia, e Cuba.
Dr. Nastari é orador freqüente sobre temas de energia, biocombustíveis e energia de biomassa em conferências de energia e do agronegócio em todo o mundo, com presença regular em Londres, Paris, Brussels, Nova York, Washington, Delhi, Bangkok, Tokyo, Barcelona, Kyoto, Johannesburg, Bled, Orlando, São Paulo, Cingapura, Amsterdã e Dubai.
Bolsa de Estudos Presidente Ernesto Geisel, conferida pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil em São Paulo e Rio de Janeiro (1978)
Prêmio Canassauro Rex (2002), UDOP.
Prêmio Top Ethanol (2014), Única, União da Indústria da Cana-de-Açúcar,
Prêmio Mérito da Agroenergia (2018), UDOP, União dos Produtores de Bioenergia.
Cidadão Honorário do Estado de Nebraska (1998).
Cidadão Honorário do Estado de Pernambuco, Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, 2016.
Grande Oficial da Ordem do Mérito de Anhanguera, Governo do Estado de Goiás, 2017.
Comendador da Ordem de Rio Branco, Governo Federal do Brasil, 2018.
De sua contribuição para o desenvolvimento de biocombustíveis nos EUA Dr. Nastari foi premiado na Casa Branca por sua contribuição para o desenvolvimento do uso de biocombustíveis na aviação — Clean Fuels Development Coalition Alternative Fuels in Aviation Award, em 7 de agosto de 1991.
Casado com Rute, o casal tem três filhos, Francisco (33), Louise (32) e Luiz Felipe (31), e quatro netos, Carolina (4), José (2), Anna Sophie (2) e Francisco Luiz (1).