fbpx

Marcos Landell

Pesquisador Científico, IAC – Instituto Agronômico de Campinas, Ribeirão Preto, Brasil

Marcos Guimarães de Andrade Landell, engenheiro agrônomo formado pela UNESP/Jaboticabal, concluiu o doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 1989, e atua na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Genético Vegetal da cultura da cana-de-açúcar. É Pesquisador Científico do Instituto Agronômico (IAC/APTA/SAASP) desde 1982, onde, desde 1995, coordena o Programa Cana IAC e, desde 2002, responde pela diretoria do Centro Cana do referido instituto, em Ribeirão Preto-SP.
Como resultado do trabalho que vem desenvolvendo durante todos esses anos, publicou 23 capítulos de livro, 105 artigos científicos em periódicos especializados, coordenou a publicação de dois livros técnicos-científicos relacionados à cultura da cana. Foi um dos idealizadores da tecnologia MPB (Mudas Pré-Brotadas), que tem revolucionado o plantio de cana-de-açúcar no Brasil, e também da Matriz Tridimensional (3º Eixo) para classificação de ambientes de produção.
Outra importante contribuição para o setor sucroalcooleiro tem sido a coordenação do processo de obtenção de novas cultivares de cana-de-açúcar, num total de 27 até o momento, adaptadas a diversos ambientes de produção de cana no país.
Como reconhecimento de seu trabalho, recebeu 23 prêmios e homenagens na área do agronegócio, inclusive o prêmio Norman Borlaug de Sustentabilidade 2019, concedido pela ABAG/USP.

×

Olá!

Clique no logotipo abaixo para iniciar o chat saber mais sobre os eventos da DATAGRO.

× Olá! Como posso te ajudar?